Review

Mais acessadas


Mais Review


Veja Todos

Inicial Review ORIGAMI FILTRO CACHALOTE AUDIO


ORIGAMI FILTRO CACHALOTE AUDIO

Por Ariel Andrade

Hoje falaremos de uma ótima supresa no mercado nacional de pedais - Origami Filtro da galera da Cachalote Audio. Basicamente o Origami é um Envelope Filter e Oscilador de Frequências reunidos num super pedal 100% Made in Brazil. O que à primeira vista parece um pouco desafiador torna-se a ferramenta perfeita para qualquer instrumentista dentro ou fora dos estúdios. Vamos dar uma olhadinha nos controles?

No painel do pedal encontramos os controles de Volume, Mistura (Proporção entre o sinal limpo e com efeito), Chave SeletoraTipo de Filtro: Low Pass, High Pass, Band Pass e Notch. Temos também os controles de Ressonância (Controla a força da acentuação próxima a frequência de corte do filtro), Frequência, Chave Freq/Envelope, Sensibilidade (Envelope), Chave Queda (Envelope), Chave - Sobe/Desce (Envelope), Tempo, LFO, Tipo de Onda do LFO (Rampa Ascendente, Rampa Descendente, Triangular, Senoidal e Quadrada), Chave - Divisão TAP Tempo (x1, x2, x3, /2, /3). O pedal ainda conta com 3 inputs independentes que são Entrada EXP - Freq, Entrada EXP - Tempo e Entrada - ENV. O Origami roda a todo vapor com 9V DC.

O Origami Filtro possui 3 modos de operação LFO (Low Frequency Oscilator ou oscilador de frequências baixas), Envelope filter e Frequência fixa. Os controles gerais estão sempre ativos em todos os modos. Ao pressionar o botão Tap por 2 segundos o Led ficará azul representando assim que o modo LFO está ativado. Nesta função o Oscilador gera uma onda de baixa frequência e modula a frequência de corte do filtro periodicamente. Neste modo você terá acesso  ao knob de tipos de onda do LFO (rampa ascendente, descendente, quadrada, senoidal e triangular). Para a definição do tempo deste efeito basta usar o knob tempo ou o botão TAP na velocidade desejada ou ainda mesmo um pedal de expressão. Tempo este que pode ser livremente multiplicado ou dividido com a simples alternância das chaves correspondentes.

Já para acionar o modo Envelope basta repetir o processo anterior até o Led ficar vermelho. O envelope muda a frequência de corte do filtro de acordo com a intensidade do sinal de line out do seu instrumento. Bem legal né? Mas não pára por aí não. De acordo com a intensidade com que você toca seu instrumento você automaticamente regula a abertura do filtro. Aqui o knob FREQ define a frequência central de atuação do filtro. Na chave sobe/desce ao lado desse knob você define basimante o ponto de partida do filtro de 0 a 100 (pra cima) de 100 a 0 (pra baixo). Já o knob SENS como o próprio nome já entrega define a sensibilidade do efeito ou seja a quantitade de sinal mínimo que o pedal necessita para ter seu efeito ativado. (FUNDAMENTAL, uma vez que cada instrumento tem um power de saída diferente). Se liga no nosso review na íntegra:

Abaixo temos ainda o controle de queda que varia de 470ms a 1.5s e logo ao lado temos a chavinha de FREQ que liga e desliga o controle de frequência do filtro. Estando apontada pra esquera ativa-se o modo Frequência Fixa onde apenas o controle FREQ seleciona o corte este controle também pode ser controlado por pedal de expressão. Ao lado do input e output do pedal temos ainda a entrada ENV que não é para um pedal de expressão mas é um input onde você pode conectar qualquer coisa que mande sinal e sincronizar a varredura do filtro a partir deste pulso. (QUE LOUCO!)

O Origami é um pedal para todos os instrumentos mas nós aqui em especial fomos presenteados com uma peça robusta de extrema qualidade que cai como uma luva para diversos trabalhos do baixista seja em turnê ou nos estúdios da vida. A Cachalote mandou muito bem em todos os detalhes e permitiu a comunidade do baixo uma oportunidade a mais para ousar e experimentar.

Esse super pedal pode ser adquirido agora mesmo no cachaloteaudio.com

Curtiu? Compartilhe e junte-se a nós nas redes sociais

YOUTUBE INSTAGRAM FACEBOOK TWITTER


Comentários

Não há comentários no momento, aproveite e seja o primeiro a comentar.



Deixe seu Comentário

  • Teu Nome:
  • Teu e-mail:
  • Site/blog ou twitter:
  • Pode falar:
  • CAPTCHA Image
    Recarregar imagem



    Informe o código acima:

 

  • Newsletter Receba as atualizações no seu email

  • Newsletter Compartilhe

    Facebook Twitter Youtube Flickr
Acesse o antigo blog do
BAIXO NATURAL
Quem Fez? Foi a Bredi

Copyright © 2011 Baixo Natural. Todos os direitos reservados - De Andrade Corporation