Entrevistas

Mais Entrevistas


Veja Todos

Inicial Entrevistas Entrevista Exclusiva com Jota Jota Oliveira


Entrevista Exclusiva com Jota Jota Oliveira

Grande músico, professor e editor de sites para baixistas, Jota Jota é um daqueles caras com quem podemos aprender bastante e por isso temos o enorme prazer de trazer uma super entrevista exclusiva com ele para vocês, divirta-se!

- Nos fale um pouco sobre a sua trajetória na música, como foi seu início e quando decidiu tornar-se um baixista profissional?

JJ - Olha, comecei a me interessar por música bem cedo; acho que tinha uns 8 anos...isso foi em 81. Muitas bandas do rock nacional surgiam nesta época e fui tomando gosto por tudo o que escutava na rádio. Fui pensar em me tornar profissional bem mais tarde, já tinha estudado e tentado outras coisas, mas a música falou mais alto. Trabalhei dez anos em estúdio aqui em São Paulo, entrei como assistente, virei técnico, fiz assistência de produção, trabalhei com a nata de músicos brasileiros e com muitos artistas também. Foi uma época muito bacana da minha vida, onde conheci muita gente boa e aprendi muita coisa de produção e gravação. Ensinamentos que levarei comigo pra sempre.

- Quando o assunto são as referências, seja no mundo da música em geral ou mais especificamente no mundo do contrabaixo, quais as suas?

JJ - Na minha formação, caras como Peter Hook (New Order), John Taylor (DuranDuran) , Adam Clayton (U2), Sting e Bi Ribeiro tem a mesma importância de nomes como Jaco, Miller, Patitucci , Arismar e Sizão. Escutava e escuto esses caras muito mesmo. Como grande referência musical, tenho uns três caras com quem tive a honra de conviver,  dois deles  por muito tempo. Um é o Mestre Sizão Machado (musicalidade impar), um ser humano com o coração do tamanho do Maracanã. O segundo é o Ruria Duprat, músico fantástico, completo. E o terceiro é o Proveta, maestro e saxofonista da banda Mantiqueira. Penso que todos esses caras citados acima de alguma forma me ajudaram a melhorar como músico e como pessoa. Mas como os maiores de todos estão meus pais Sr. João e Dona Suzana que , mesmo sem tocar nenhum instrumento, me fizeram gostar e amar a música. Pra eles e para meus irmãos devo tudo que conquistei e ainda o que vou conquistar.

- Nos conte um pouco sobre o seu equipamento, seja na hora de gravação em estúdio, seja na hora das apresentações ao vivo.

JJ - Tenho três baixos:

Um Jbass (Zitto) que é meu baixo principal, está comigo há 20 anos. Feito por um luthier chamado Florêncio e mais tarde cuidado pelo Marcinho (da NZAGANIN) e pelo saudoso Ladessa. Esse baixo tem um som fantástico, nunca me deixou na mão seja ao vivo ou em alguma gravação. Basslines caps e pré Batolini funcionam muito bem. É meu filho querido!!! rsrsr

Um Pbass (Zecca), um Squier todo mexidão,  hoje ele está fretless com uma mescla de Fender e  Cabrera, muito bacana ficou o som desse baixo com essa configuração e ficou muito gostoso de tocar também.

Um seis cordas da DeOliveira (Mirage) com BassLines e  OBP da Aguilar, esse é o meu baixo mais Hi-End. Mais uma vez consegui mesclar duas marcas que trabalham muito bem.

Efeitos eu uso Zoom B2.1u que também me satisfaz bastante, cordas eu tenho usado as DR Marcus Miller e as NEON, a DR é uma grande parceria e me trata muito bem e também uso  um pré da Behinger que me salva bastante ao vivo.

Amplificador eu tenho só pra dar aulas, quando preciso de algo mais potente sempre o contratante leva ou uso meu Power click.

Meus “equipos” não são equipamentos caríssimos, mas consigo tirar o som que gosto e preciso, quando preciso. Isso pra mim é o mais importante!!!!!

- O que o Jota anda ouvindo ultimamente? Qual disco você considera indispensável no aprendizado de qualquer baixista?

JJ - Ultimamente pouca coisa tem chamado minha atenção. A música POP está muito previsível e muita gente boa está se rendendo ao que vende mais fácil e as produções estão ficando muito nas mãos de DJ etc e tal. Procuro manter meus ouvidos atentos ao que os artistas que sempre curti estão produzindo recentemente. Gosto muito do pop/rock do Coldplay.

Quanto ao disco indispensável depende de que tipo de som a pessoa curte. Se você gosta de música instrumental, Jazz e Fusion sem dúvida é o Heavy Wether. Se você gosta de groove, linhas bem feitas, bem construídas eu sugeriria  qualquer disco que o grande James Jamerson  gravou. Música brasileira Nico Assumpção e o ­ - Quinto elemento – do Sizão Machado. Se gosta de Funk e blackMusic, Jamiroquai, com o Zender no baixo ou o primeiro disco do Jota Quest . Neste disco o PJ comeu com farinha srrrsrs

- Sabemos que você além de baixista, também é professor e editor de alguns sites de baixo. Como conseguir administrar tanto compromisso nessa agenda?

JJ - Rapaz é verdade, mas sempre arrumamos um tempo pra fazer um pouco de tudo. Hoje em dia o tempo é algo muito precioso para todos nós, o segredo é ter uma agenda pra anotar todos os compromissos e tentar cumpri-los.

- A divergência é grande quando o assunto é escola de música ou não. Em sua opinião, como um grande representante do instrumento em nosso país, o que funciona na verdade? E ainda há espaço para músicos sem conhecimentos como leitura e teoria no geral?

JJ - Grande representante é ótimo né rsrssr... Mas falando sério agora, eu acho importantíssimo o estudo e o aprimoramento musical. Pra mim, ser músico profissional é como ser qualquer tipo de profissional de qualquer área. Imagine você querer ser médico ou engenheiro e não querer estudar, se formar, não dá né? Pra mim não é necessário ter um diploma de terceiro grau, mas é necessário ter conhecimento, estudo e tudo que está relacionado com estes assuntos.

Certa vez o grande Itamar Collaço me deu um conselho:

“Jota, você tem que  aprender a ler. SEMPRE nos trabalhos  mais importantes e mais bem pagos sua leitura vai ser cobrada”.

Nunca esqueci isso...pura verdade!!!!

 - Sabemos que o Brasil é um país com grandes baixistas, existe algum nome em especial que te chama atenção? Se sim, qual?

JJ - Tem muita gente boa ai né! Em todos os estilos, pode ser do Samba ao Jazz passando pelo Rock, Pop e sertanejo tem muita gente tocando muito mesmo. Eu gosto muito de dois caras, um é o Fabio Zaganin e o outro é o André Vasconcellos. O mais bacana que além de serem profissionais completos, eles são muito humildes e nunca colocam os seus egos a frente da música. Isso pra mim é o mais importante. Você já viu os reviews do André? são perfeitos, não tem a preocupação de ficar se mostrando;  simplesmente mostra o que tem que se mostrado e pronto. E quando toca, é só música...O Zaga nem se fala!. Acho que estou nessa vida (música) em grande parte por culpa dele.

- Com a modificação do cenário musical mundial, com o fim das gravadoras e etc. Você acha que hoje é mais fácil ou mais difícil viver de música no Brasil comparando a outros tempos?

JJ - O Brasil é um país estranho e maravilhoso ao mesmo tempo. Às vezes dá vontade de ir embora e tentar alguma coisa na gringa, mas  ai você lembra que lá será sempre estrangeiro e etc e tal. Com relação à música acho que as dificuldades são menores agora. Quando comecei, existia zilhões de dificuldades e mais um bilhão de preconceito. Músico era considerado marginal, lembro como era gozado pelos amigos na escola quando falava que iria ser músico.

- Quais os planos para sua carreira neste ano de 2012?

JJ - Este ano vou continuar com o projeto MUNDODOGRAVE que são minhas aulas, blog e tudo mais que estou envolvido. Quando escutar ou ler em algum lugar MUNDODOGRAVE pode saber que eu estou na fita rssrsrsrrs. Continuar escrevendo para o baixista.com.br, tocando com o Man.U.Trio ( meu trio de música instrumental), tocando com a cantora Rita Graziela  (uma artista nova aqui de São Paulo ).  Pretendo voltar a produzir em estúdio (no meu home Studio). Tenho outros projetos que estão se moldando  e que mais pra frente todos irão saber. Por enquanto são segredo.

- Onde na Internet podemos ter acesso direto com o seu trabalho Jota?

JJ - Os endereços são:

www.mundodograve.blogspot.com e também no www.baixista.com.br

Minha página no Facebook também tem algumas coisas que produzo aqui em São Paulo.

- Deixe um recado para os jovens baixistas que querem se tornar grandes em seus instrumentos.

JJ - Penso que para você ser qualquer coisa neste mundo você deve ter:

Determinação, Disciplina, Dedicação (como sempre fala a minha esposa  Daniela), Sorte e Trabalhar duro pra realizar seus sonhos. Uma família que te apóia também é muito importante. Se você pensa em ser músico e viver da música tem que ter tudo isso que falei acima em dobro. Estudar e SEMPRE estar atualizado é muito importante também.

Abraço, fiquem com Deus e seu filho Jesus.

 


Comentários

16 ABR 09h56
Claudio Oliveira

Essa entrevista mostra quem esse cara é; um ser humano de primeira.
Um homem que exalta sua familia, mostra sua dignidade.
Parabéns Jota vc é massa!
Ja te admirava como músico e agora mais ainda, pela pessoa que vc é!
Ah! e obrigado pelas dicas!!!
Um forte abraço e fica com Deus!!


19 JAN 00h16
HTNYzfEroSDxh

cheap california auto insurance totaeo life insurance quotes 0736 cheap car insurance 1770 infinity auto insurance 8-DDD


29 JAN 14h58
AApUlSYn

car insurance rates bcdk life insurance %-P cheap car insurance lkdil buy propecia 9676


18 FEV 22h49
ckQcBvEQfBeDlD

prednisone 158731 auto insurance online %]] online car insurance 741237 car insurance quotes waohb


22 FEV 01h28
qoJYVJhp

car insurance quotes ptsz online car insurance quotes 120582 online auto insurance quotes pqlfk


05 MAR 06h12
DmXOPToj

car insurance quotes 6219 cheap auto insurance 885 distance learning >:-))


05 MAR 06h12
WEGWfddxRIxqXeh

car insurance quotes california hmeoje online colleges >:PPP carinsurance %-[[ psychology schools 9946


09 MAR 20h14
BXrLWOLIaTrUuLRVe

cialis online pwvxim cheap car insurance =-((( insurance auto auctions zca car insurance quotes 8-OOO


09 MAR 20h14
kCKIEKMwPnoTsyAyG

cheap insurance 221520 online classes 067 buy cheap sildenafil online 688 cheap car insurance quotes 780


15 MAR 12h58
hAMZQKDHihIjQOBO

buy cialis viagra 76576 prednisone morghg discount car insurance 251890 master degree programs yrof


20 MAR 21h01
hJFoCPaYyqKWk

cheapest car insurance =-D cheap insurance 27850 a auto insurance fftz auto insurance quotes :OOO


20 MAR 21h01
XpoXmhhBgoLyS

viagra prices nhqpw cheap car insurance :DD generic cialis %DD online college 122193


20 MAR 21h01
YitrPfFtTgfg

accutane 88001 viagra 7779 psychology degree courses eks generic cialis 898716


05 ABR 23h19
DDmdDZWXJXQCujSf

cialis fnnkz viagra 27854 auto insurance 2779 buy cialis online %D auto insurance =))) top online schools suetue


05 ABR 23h19
OOTvWkRTSOwVBG

cialis levitra vs 269 viagra =-DD free car insurance quotes 894 insurance auto >:-[ buy viagra online =))) buying viagra 738683


05 ABR 23h19
zAxeSFIcHzTKXpbjXX

online viagra slpac car insurance quotes fpie car insurance quotes 3623 viagra on line zium pfizer sildenafil viagra %-))) prednisone tflak cialis online npku


09 AGO 08h23
payday loans

frojohp payday loans vYEeIB payday loan rNtFd pay day loans BEFfEL


13 AGO 08h40
pay day loans

jwzizzp pay day loans 7514 personal loans %-[[[ payday loan Canada :-O


14 AGO 06h50
payday loan

vejvlk payday loan 2075 payday loans online 2011 paydayuk >:]]


18 OUT 12h44
payday uk

bpooylc payday uk 9563 click here fUYgob pay day loans DBpNC


14 JAN 07h01
payday loans

sbwrgbz payday loans 4922 payday loans 8]]] payday loans 7207


31 MAR 11h34
payday loans

onxtrp payday loans 9564 payday loans %-[[[ payday loans 8]]] payday loans %-[[[ payday loans 1364


20 SET 03h42
money mutual

kunbndt money mutual oMfzox mobile loans 9765 online installment loans niuKQL online payday loan 2867


27 OUT 08h46
installment loans online

wlysnwxx installment loans online srXJjt money mutual loans 7860 payday loans NPblP


11 DEZ 09h54
payday loans

qhkqgaoa payday loans xjhitB payday loans 9938 instant payday loans rwsusI


05 FEV 17h48
viagra online

nyjkvr viagra online ndnLxR order discount viagra 5023 cialis 4908 order cialis =-] generic cialis doctor online uYlVYH generic viagra :-O


25 FEV 19h14
payday loans

xohlgr payday loans 9243 payday loans QYlZa payday loans 0059 payday loans =-] payday loans %-[[[ payday loans :-O


27 FEV 22h53
payday loans

rkllprhj payday loans JPHCU payday loans >:-[ payday loans 4599


22 MAR 11h34
buy cialis

sauuhdz buy cialis 8331 buy viagra online MuvCI viagra online 1883 cialis 9488


17 ABR 19h18
buy ativan online

xjnnze buy ativan online >:-[ tramadol 9939 xanax dMdZcx buy ativan online qxqcmL generic ambien 3702 klonopin %-[[[ phentermine 3525 buy valium online >:-[


23 ABR 19h26
payday loans

pspwid payday loans >:-OOO payday loans 4815 payday loans 7390 payday loans 8]]] payday loans >:]] payday loans 3398 payday loans online vUeQf


15 MAI 15h51
payday loans

boogowqh payday loans >:-[ payday loans tLXRO payday loans 5109 payday loans JZXTw payday loans 5333 payday loans VoAoS


05 JUN 17h51
payday loans

mjdniykm payday loans rVWSmh payday loans cpYRKH payday loans online EGyFI


07 JUN 01h00
payday loans

ojqwyxl payday loans >:-OOO payday loans :-O payday loans 9807


03 JUL 16h50
payday loans

lvvpcxq payday loans dRJpsi payday loans =-] payday loans >:-[ fast payday loans TlnbM


13 JUL 07h03
payday loans

exixothd payday loans zcqsBW payday loans >:-OOO payday loans :-O


28 AGO 20h53
generic cialis online

depqtu generic cialis online 3369 generic viagra 100mg 2178 viagra online >:]] buy cialis ypDNg


17 SET 18h07
payday loans

fqvekmt payday loans 0178 payday loans online %-[[[ payday loans %-[[[


21 SET 14h34
best payday loans

zgelyvxv best payday loans =-] payday loans 1968 payday loans 7258 payday loans yQqSY payday loan ynrVxl


30 SET 02h00
payday loans

ykjteb payday loans :-O payday loans 9003 payday advance 8274 payday loans DGDAyn free payday loans :-O




Deixe seu Comentário

  • Teu Nome:
  • Teu e-mail:
  • Site/blog ou twitter:
  • Pode falar:
  • CAPTCHA Image
    Recarregar imagem



    Informe o código acima:

 

  • Newsletter Receba as atualizações no seu email

  • Newsletter Compartilhe

    Facebook Twitter Youtube Flickr
Acesse o antigo blog do
BAIXO NATURAL
Quem Fez? Foi a Bredi

Copyright © 2011 Baixo Natural. Todos os direitos reservados - De Andrade Corporation