Entrevistas

Mais Entrevistas


Veja Todos

Inicial Entrevistas Entrevista Exclusiva com Fernando Rosa.


Entrevista Exclusiva com Fernando Rosa.

 

Por Ariel Andrade
 
Faz tempo que aqui no QG do Baixonatural.com recebemos inúmeros pedidos de entrevista com esse grande baixista, porém ainda não tínhamos tido a oportunidade de encontrar o mesmo pessoalmente. Eis que na última Expomusic em São Paulo tivemos esta honra e finalmente marcamos a entrevista que vocês conferem a seguir com o grande Fernando Rosa.
 
1. Nos conte como foi o início desse amor pelo contrabaixo e fale um pouco da sua trajetória musical.
- Bom eu comecei cedo com cerca de 8 anos de idade na escola onde eu estudava. Quando esta passou a oferecer um curso de violão para os alunos eu logo me interessei. A partir dai percebi que eu gostava de tocar os sons mais graves do violao, e sempre ficava brincando nas cordas mais grossas.  Depois apareceu a oportunidade de montar uma banda entre os meninos da igreja que eu frenquentava e fui escalado para o baixo. Daí em diante não parei mais. Com cerca de 14/15 anos de idade  já começei a tocar profissionalmente e sigo até hoje. 
 
2. Quais foram e quais são as suas principais influências musicais?
- Falando de baixistas é impossível não citar grandes nomes como Jaco Pastorius, Marcus Miller, Stanley  Clarke etc. Mas sempre também gostei de caras como Jeff Berlin, Laurence Coutle, Jeff Andrews, Victor Bailey e John Patitucci. Dos brasileiros com certeza caras como Nico Assumpção, Arthur Maia, Pixinga, Marcelo Mariano eThiago do Espirito Santo são influências. Isso sem falar dos baixista que tocam baixo acústico e músicos de outros intrumentos. Aí a lista fica enorme.
 
3. Em sua opinião qual disco todo baixista deve ouvir? E o que Fernando Rosa tem ouvido recentemente?
- "Heavy Weather" do Weather Report com certeza é obrigatório. Eu estou ouvindo bastante atualmente os discos do pianista Robert Glasper.
 
4. Estamos sabendo que você está na gravação de seu primeiro disco solo, o que podemos esperar deste trabalho? Haverá músicos convidados? Quem?
- Estou exatamente no meio desse processo.  Neste primeiro trabalho tentei captar um pouco de tudo aquilo que é minha influência. Elementos da Música Brasileira, Soul,  Hip Hop, Experimental, Fusion e Jazz são algumas das coisas que estarão inseridas neste trabalho. Contarei com diversas participações (algumas de tirar o fôlego)  mas infelizmente por recomendação do selo não posso ainda revelar, até porque algumas ainda estão sendo confirmadas. Acho que se pode esperar deste disco algo verdadeiro, com muito feeling e acessível a todos quer sejam  músicos ou não.
 
5. Você como Sideman já tem um nome consolidado, o que te motivou a finalmente gravar este trabalho próprio?
- Conforme mencionei comecei cedo com essa história de ser músico. Por fim acabei participando de trabalhos de muita gente, mas nunca havia feito até então um projeto pessoal. Também nunca me senti na obrigação de fazer apenas para dizer que tinha um disco. Queria algo que tivesse um outro sentido.  No decorrer da minha carreira surgiram algumas propostas e alguns anos atrás até comecei a fazer algo mas nunca fui muito longe.  Acho que as coisas ocorrem naturalmente, no tempo certo, e creio que foi assim que aconteceu. Um amigo, o baterista Cleverson Silva fundou em sociedade um selo chamado RCS Music pelo qual lançou o seu trabalho e o do baixista Ted. Participei compondo e tocando em uma faixa do disco do Cleverson e houve uma boa repercussão. Depois disso ele fez a proposta de lançarmos um projeto meu pela RCS e eu topei. Cleverson Silva é sem dúvida uma figura muito importante para a concretização deste trabalho. 
 
 
6. Qual o seu setup atual? O que você anda usando ao vivo e em gravações? (Baixos, pedais e amps)
- Eu amo instrumentos, não apenas pela sonoridade mas pela historia e personalidade que envolve cada um. Consegui ao longo do tempo obter alguns, mas o que tenho mais usado são um Low End, Lakland e um Ken Smith Burner. Tenho também 2 baixos acusticos um 4/4 e um 3/4  da Eagle modelo BA280 do qual sou endorse. Não sou muito fã de efeitos, na verdade tento fazer o meu som o mais flat possivel  não dispensando apenas uma boa compressão.  Mas tenho me arriscado ultimamente em efeitos como envelope filter e synth mas não acho que é muito a minha cara.
 
7. Qual a sua opinião sobre o estudo formal de música (aquele em escolas e faculdades)? Ele é necessário nos dias de hoje para o músico se tornar profissional? Qual a sua formação (tradicional ou de outra forma)?
- Acho ótimo, mas não considero um requisito obrigatório para se tornar músico profissional. Se vc tiver a oportunidade de fazer um curso seja em escola, aula particular ou faculdade vc deve faze-lo. Mas não posso dizer que apenas isso fará de vc um bom músico. Creio que envolve outros fatores tambem. Para mim "escola musical" é um termo que transcende instituições.  Não tenho nenhuma formação tradicional, sou praticamente autoditada e nunca fui muito disciplinado nos estudos. Tenho enormes dificuldades com apostilas e métodos. 
 
 
8.  Qual a linha de baixo que você mais curte na música mundial?
- Depende muito do estilo. Mas amo linhas como fazem Pino Palladino e Me'Shell Ndegéocello. Ah! E gosto muito das de um tal de Jaco Pastorius. RsRs
 
9. O que o Fernando Rosa anda fazendo na sua vida musical além da gravação de seu primeiro disco? Já que estamos no final do ano, qual os seus planos para a sua carreira em 2013?
- Ultimamente tenho feito bastante gravações principalmente com o baixo acústico. Faço workshops e sou baixista da cantora Izzy Gordon que é muito requisitada para eventos e shows. Além disso continuo fazendo musica instrumental, algo que particularmente gosto muito de fazer e não abro mão.  Para 2013 além de meu projeto solo, acontecerá também o lançamento do disco do pianista  Moisés Alves que gravei a pouco tempo. Tem formato de trio junto com o baterista Miguel Assis e conta com participação especial do guitarrista Chico Pinheiro em uma faixa. Ainda em 2013 tenho dois projetos a desenvolver ambos de música instrumental.
 
 
10. Hoje no Brasil já dá pra literalmente ‘viver de música’?
- Claro! Sempre vivi de música e conheço vários músicos que vivem. O mercado musical hoje movimenta e gera muitos empregos, as opções são enormes. Além da possibilidade de ser um músico de diversos estilos ainda há campos como os de compositores, arranjadores, produtores musicais, professores, executivos da música, estudios, escolas, importadoras, luthiers, lojas etc. Dificuldades existem, são normais, e não estão apenas no segmento musical mas é possível supera-las.
 
 
11. Quais baixistas você destacaria hoje no cenário mundial e no nacional?
- Bem, tem muitos mas vou destacar alguns. Primeiro os internacionais: Vaughan Misener, Dario Deidda, Jasper Hoiby, Thaddeus Tribbet e Hadrien Feraud. Brasilleiros destaco o Michel Pipoquinha que impressiona não só pelo fato de ser novo mas principalmente como soa a música que ele faz. O carioca Dudu de Souza que tive o prazer de conhece-lo em um programa de tv e fiquei fanzaço do seu groove que me lembra muito o Randy Jackson. E tem o produtor/baixista gospel William Augusto que gosto muito também.
 
 
12. Deixe um recado para os leitores do Baixonatural.com que sonham um dia ser profissionais e tocar como o Fernando Rosa.
- Abra a mente, ouça de tudo e não crie facções. Influencie-se mas ache seu caminho, vc é um ser único igual a ninguém.  Use a mente e seus dedos mas use principalmente o seu coração. Ele tem ritmo e vai ditar a cadência certa para fazer que a sua música seja sempre verdadeira.  Para encerrar deixo a seguinte frase do mestre Gabriel Balis: "Se você toca algum instrumento, tem mais possibilidades de se aproximar de Deus e das coisas espirituais, pois a música é uma arte que eleva o espírito". Tenham Paz.
 
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO. COMPARTILHE COM OS AMIGOS E NAS REDES SOCIAIS. JUNTE-SE AO BAIXONATURAL EM http://facebook.com/baixonatural

Comentários

12 NOV 09h40
Juliano de paula

O cara toca demais... Admiro muito ele pelo seu jeito de tocar


12 NOV 12h11
NEUZIANE GONZAGA SILVA

Amei a entrevista, o Fernando Rosa é único mesmo, muito bom ver ele tocando.


12 NOV 16h43
alex lopes

pow fantastico toca muito msm sem comentarios um grande baixista parabens fernando


17 NOV 07h43
CeVToBZqWKKbFLxIidW

Dessa vez eu que vou assumir o papel de catprotonno Sou reconhecidamente uum tecnootimista que acredita estarmos nos dirigindo a uuma sociedade globallmente mais humana e humanista em que as diferene7as sociais, culturais etc ne3o nos distanciare3o tanto uns dos outros e sere3o ate9 admiradas, mas Ainda tem muita gente fora dos novos espae7s de interae7e3o horizontais. Conforme a Internet deixa de ser um privile9gio tornando-se um direito be1sico mais e mais formas de pensamento se unem e0 coletividade de vozes.Imagino que as vozes mais sedutoras sere3o capazes de se multiplicar e se destacar da algaravia. Essas vozes a que me refiro ne3o se3o iindividuais, mas coletivas, sf3 para evitar que me entendam mmal.Sabemos que a esseancia humana ne3o este1 mudando profundamente, ou seja, ainda somos vulnere1veis e0 sedue7e3o do meddo e nosso vazio existencial (que nos faz emocionalmente carentes) mais ou menos generalizado nos deixa vulnere1veis e0 sedue7e3o do poder, daluxfaria consumo e outras emoe7f5es menos deseje1veis o que o impulso de coletividade. Sere1 realmentte que, ao unirmos nossas vozes individuais as melodias que se destacare3o ne3o sere3o as que nos desesperam ou noos fazem rejeitar o diferente criando, talvez, uma ditadura do conectado sobre o desconectado ou alguma outra forma de domednio injusto?


19 NOV 11h24
OlLPCyAMyYvgKwP

XkD9gO wbfjkkxjaahj


20 NOV 00h07
NmBxmNWWGxxmWRXr

jskduB , [url=http://urwmgwzayagi.com/]urwmgwzayagi[/url], [link=http://niwkdsvkolun.com/]niwkdsvkolun[/link], http://xhqeoutblmhr.com/


27 NOV 15h45
Danilo de lurdi

Salve Fernando Rosa!!!!Entrevista reveladora.


10 JAN 23h24
Leo Abrantes

Na minha opinião Fernando Rosa é o melhor baixista do brazil e um dos melhores do mundo!!! esse tem Groove na veia!!!! Deus te abençoe Fernando e te dê vida longa!!!! fika na Paz!! AbraSom!!!


19 ABR 17h00
Gbriel Mendes

E o estilo que mais admiro!!! e o que eu mais estudo.Grande Baixista.


25 NOV 20h54
Washington Negrão

Fernando Rosa dispensa comentários...
Tive a honra de acompanhar seu trabalho de perto, por três anos seguidos.
É um músico completo.

Washington Negrão


05 DEZ 00h17
Hudson

vey o cara toka de mais vey elle eh o cara ... espero um dia chegar a tokar como elle ....


30 ABR 02h09
Wilian Lopes

Muito boa a entrevista! Atualmente estou muito ligado no trabalho do Fernando e queria saber sobre a trajetória dele,parabéns! Eu tbm comecei cedo no violao e logo depois fui pro baixo,aprendi na raça! Rs. Vc ta sendo uma grande influência pra mim,Fernando! espero um dia poder conhece-lo pessoalmente. To sempre acompanhando seu trabalho pelo Instagram. Que Deus te abençoe!!!


30 MAR 05h28
wxm

a www.insanity-workout.us.com moment, www.michaelkors.com.se perhaps www.hermesbirkin-bag.net tired, www.oakley-sunglasses-canada.ca perhaps www.fashionclothes.us.com helpless. www.longchamphandbagsoutlet.net I www.michaelkorsoutlet-online.ar.com wanted www.coach-purseoutlet.net to www.mizuno-running.net vent www.omegarelojes.es their www.thomas-sabos.org.uk own. www.guccishoes.in.net Those www.christianlouboutinoutlet.net.co thoughts www.christian-louboutinshoes.com.co wandering, www.canadagooses-2016.com let www.truereligionjeans.net.co it www.mcmsworldwide.com drift www.mcm-bags.in.net aimlessly, www.oakley--sunglasses.com.au not www.nike--freerun.co.uk carded, www.converse.net.co do www.michael-kors.net.co not www.ralphlauren-polos.com.co want www.airjordans.us to www.toms-outlets.us.com compel www.jordanretro.org forget, www.supra-shoes.org accustomed www.eyeglassesonline.us.com to www.nikestore.us silence, www.ugg-boots.us.org the www.ray--ban.ca day www.tommy-hilfiger.com.de finally www.nike-maxfr.com understand www.tiffanyandco-canada.ca the www.converse-shoes.net black www.chi-flatiron.us.com night, www.longchamp-handbagsoutlet.us.com you www.cheap-michaelkors.com do www.the-northface.net.co not www.tommy-hilfigeroutlet.com understand www.pumaonline-shop.de my www.christian--louboutin.in.net sorrow.Life www.louis--vuitton.org.uk is www.chanelhandbags.net.in a www.ghdhair-straighteners.co.uk bloom www.abercrombieand-fitch.ca of www.designer-handbagsoutlet.us.com fortune, www.scarpe-hoganoutlets.it a www.bcbg-dresses.com person www.barbour-jacketsoutlet.com can www.michael-kors.com.es be www.ralphslauren-outlet.co.uk drunk www.nike-tnrequinpascher.fr in www.tiffany-andco.us.com the www.toms-shoes.net.co depths www.jimmy-choos.com of www.vans-shoes.net the www.bottega-veneta.us.com flowers, www.nikeskos.dk but www.nikefree5.net also www.michael-kors-australia.com.au retreated www.iphone-cases.net.co Wind www.coachoutletstore.net.co and www.polo-outlets.com.co Smoke www.uggs.in.net all www.prada-handbags.com.co net, www.marc-jacobs.us.com the www.oakley.org.es next www.soccer-shoes.us.com drink www.abercrombie-fitchs.us.com wine www.tiffany-und-co.de once www.tiffanyand-co.net.co affectionate www.abercrombie-hollister.nl stuffed www.coachhandbags2016.us.com down, www.bcbg-max-azria.ca perhaps www.eyeglassframes.in.net from www.rosherun.org.uk this www.ralphlaurenoutletonline.us.org will www.nikefactory.org be www.cheap-nike-shoes.net vulnerable www.montblanc--pens.in.net to www.montres-pascher.fr the www.new-balance.ca attack. www.nike-roshe-run.com.es Draw www.mcmbags.net a www.pradahandbags.net.co heart, www.ugg-australia.com.de painted www.kate-spade.in.net in www.beats-by-dre.com.co warm www.cheap-oakleyglasses.us.com colors, www.rolexwatches-canada.ca not www.nike-air-force.de too www.maccosmetics.gr.com relaxed www.cheap-jordans.net and www.maccosmetics.net.co long www.nike-air-max.com.de days, www.thenorthface.com.de to www.adidas-schuhe-online.de the www.salomon-schuhe.com.de prime www.ralphlaurenepolo.com snow www.louis-vuitton-australia.com.au swirling, www.burberryoutlet-canada.ca whenever, www.louisvuitton-outlet.com.co a www.pradaoutlet.com.co warm www.jordan-shoes.com.co heart, www.rayban-sunglassesoutlet.co.uk the www.zxcoachoutlet.com soul www.tommy-hilfiger-canada.ca will www.tory-burchshoesoutlet.net not www.ferragamo.com.co wandering."Your www.guccishoes-uk.co.uk house www.ray-bansunglasses.net arrest www.michael-kors-outlet.us.org in www.replica-watches.com.co my www.louis-vuitton-taschen.com.de heart, www.nike-air-max.com.se like www.nike-skor.com.se a www.pandorajewelry.top full www.tiffany-andco.com.au moon www.michaelkors.so in www.cheapjerseys.us.org the www.uhren-shop.com.de night www.pandora.com.de sky www.nike-shoes-canada.ca to www.coachblackfriday.com sleep." www.polos-ralphlauren.us.com Read www.christian-louboutin-shoes.ca this www.cheapuggboots.us.com sentence, www.raybans-sunglassesoutlet.in.net the www.timberlandshoes.net.co heart www.poloralphlaurenoutlet.net.co is www.coach-factoryoutlet.net.co drunk, www.converse.com.de drunk www.coco-chanels.us.com as www.christianlouboutinshoesoutlet.org a www.ugg-uggboots.net fragrance www.pandora-charms-canada.ca out www.michaeljordan.com.de of www.tommyhilfiger.net.co the www.pulseras-pandora.com.es window. www.oakleysunglasses-cheap.in.net It www.nike-air-max.ca is www.guccioutlet-sale.in.net said www.kate-spade.gb.net that www.burberrybags-outlet.com love www.new-balance-schuhe.de is www.longchamps.us.com still www.burberry2016.co.uk fascinated www.newbalance.com.es people, www.nike-schuhe.com.de the www.adidas.com.se heart www.woolrich-clearance.com is www.louisvuitton-outlets.us young, www.tomsoutlet-online.com young, www.tomsshoes-outlet.us.com good, www.louis-vuittonblackfriday.com in www.guccishoes.com.co the www.reebok.com.de most www.gucci-outletstore.com beautiful www.burberryonlineshop.de met, www.michael-kors-handbags.us.com you www.replicarolex-watches.us.com still www.coco-chanel.com.de young, www.airhuarache.co.uk I www.oakleysunglass-outlet.net nor www.swarovski-online-shop.de old, www.swarovski--uk.me.uk no www.newoutletonlinemall.com secular www.pumashoes.in.net disputes, www.ralphlaurenoutletonline.in.net but www.oakley.com.de do www.air-huarache.co.uk not www.juicycoutureoutlet.net.co have www.adidasshoes.top to www.oakleys-sunglasses.us.com pay www.longchamp-bags.us.com for www.ralphlauren-polos.co.uk care, www.juicycouture.com.co we www.uggsoutlet.com.co did www.coachoutlet-online.com.co hand www.rayban.org.es holding www.adidas-superstar.de hands www.truereligion-outlet.com.co and www.ray-ban-outlet.us.com see www.longchamp.com.co everything www.jimmy-chooshoes.com relaxed uggaustralia.misblackfriday.com and www.oakley-outletstore.in.net long www.swarovskicanada.ca days www.handbagsoutlet.net.co of www.soccer-shoesoutlet.com life.Thin www.nike-rosherun.nl cold www.christianlouboutin.org.uk day, www.tommyhilfigeroutlet.in.net but www.bebeclothing.in.net that www.celine-bags.org the www.abercrombie-kids.us.com warm, airmax.shoesoutlet.us.com always www.retro-jordans.com expect www.rayban.com.de to www.asics-outlet.us.com have www.prada-shoes.com.co a www.nikerosherun.us person www.p90xworkout.us.com willing www.swarovski-australia.com.au to www.nike-airmaxinc.co.uk accompany www.toryburch-sandals.in.net me www.asicsgels.de in www.michaelkorsbags.us.org the www.ralph-laurens.org.uk forest www.nike.org.es listening, www.barbour-factory.com Fuqin www.raybans.us.org next www.hollisterclothingstore.org month, www.swarovski-crystal.us.com in www.airmax-2015.org Xiangxi www.nikefree-run.org.uk in supra.shoesoutlet.us.com silence www.burberry-outletonlinesale.in.net in www.nfl-jersey.us.com shiny www.hollister-clothing.in.net florid www.cheapoakley-sunglasses.com bloom. www.edhardy.us.org Summer www.northfaceoutlet.com.co rain, www.lululemonoutlet.gb.net splashing www.cheap-raybans.com in www.converse-shoesoutlet.com the www.longchampoutlet.com.co body, www.michael-kors-outlet-online.us.org late www.marcjacobs.us.com autumn airmax.misblackfriday.com rain, www.cheaprayban.com.co always www.pandorajewellery.com.au drops www.ghd-hairstraightener.net in www.replica-handbags.net.co heart, www.burberryoutlet2016.us.com those www.burberry-handbags2016.in.net feelings www.longchamp.com.de were www.michaelkors.co.nl red www.soft-ballbats.com maple www.nike-huarache.nl leaf, www.michael-kors-canada-outlet.ca not www.wedding--dresses.ca a www.cheapjerseys.com.co good www.abercrombie-and-fitch.us.com feeling www.vans-schuhe.com.de haunting.Deep www.nike-air-max.com.au courtyard www.thejoreseproject.com at www.ugg-boots.ca the www.michaelkors-outlet-online.com.co dash www.nike-free-run.de autumn, www.rayban.co.nl streaks www.oakleyoutlet.ar.com of www.true-religion.com.co yellow www.katespadeoutlet.gb.net flowers, www.beats-headphone.com.co swaying airhuarache.shoesoutlet.us.com in www.ralphlaurenoutlet-online.us.com the www.thenorthfacejackets.net.co autumn www.rosheruns.us wind. www.mk-outlet.us.com Years, www.adidas--canada.ca and www.chanel-bags.com.co finally www.swarovskijewelry.com.co between www.hollisters-canada.ca blossom, www.michaelkors-uk.org.uk stained www.nike-schoenen.co.nl thin www.beatsbydrdre.co.com cold. www.oakley-sunglasses.mex.com Those www.mcmhandbags.com.co hidden www.louisvuittons.com.co in www.tnf-jackets.us.com the www.coach-factory.in.net time www.michaelkorsoutletonline-sale.us.com slot www.airmax-90.org of www.rolex-watches.us.com the www.timberlandbootsoutlet.us.com chapters www.mcm-handbags.org already www.burberry-outlet.net.co yellowed. www.burberryoutlet-sale.in.net Despite www.coach-outletonline.net.co going www.harrods-london.co.uk to www.burberry-handbagsoutlet.com.co go, www.giuseppe-zanotti.net to www.rolex-watch.me.uk come www.canada-goosesjackets.us.com even www.toryburchsale.com.co though, www.louis-vuittonoutletcanada.ca in www.prada.com.de between www.hollister-abercrombie.com.se come www.uggs-onsale.net and www.air-max.com.de go, www.newbalance-outlet.org it www.cheap-baseballbats.net has www.the-northfacejackets.us.com been www.toryburchoutlet-sale.us.com hastily www.the-northface.com.co after www.calvin-kleins.us.com a www.hermes-outlet.com.co

www.michael-kors.com.co www.ugg-boots-australia.com.au www.lululemon-australia.com.au www.levisjeans.com.co www.ralphlaurenonlineshop.de www.toms-shoes.com.co www.burberrys-outlet.co.uk www.louisvuitton.so www.babyliss-pro.us.com www.hogan.com.de www.nike-air-max.us www.weddingdressesuk.org.uk www.rolexwatchesforsale.us.com www.thenorth-faces.co.uk www.lauren-ralph.co.uk www.instylers.us.com www.rayban-wayfarer.in.net www.newbalance-shoes.org www.coachoutletstore-online.com.co www.polooutlets-store.com www.uggs.co.nl www.rayban-sunglasses.us.org www.designerhandbagsoutlet.net.co www.oakleyoutlet-online.us.com www.uggboots.net.co www.basketballshoes.com.co www.ralphlaurenoutlet.us.com www.abercrombie-fitchsale.com www.burberry-outletstore.net www.nike-shoesoutlet.us.com www.louboutin.jp.net www.jordanrelease-dates.us.com www.outlet-burberry.net.co www.hollister.us.org www.mmoncler-outlet.com www.uggsaustralia.com.co www.tiffany-jewelry.net www.moncler-outlet.us.org www.toms-shoesoutlet.net www.yoga-pants.ca www.nikestore.com.de www.louisvuitton.jp.net www.omega-watches.us.com www.burberrys-outlet2016.com www.oakleys-glasses.us.com www.vans-shoes.co.uk www.the-north-face.ca www.ralphlaurenpolos.in.net www.toms--outlet.com.co www.ralph-lauren.com.au www.michael-korshandbags.org.uk www.ferragamoshoes.in.net www.tommy-hilfiger-online-shop.de www.cheapshoes.com.co www.polo-ralph-lauren.de www.nikefree-run.net www.gucci-shoes.net www.christianlouboutinshoes.jp.net www.nikeair--max.fr www.ugg-bootsclearance.com www.timberlands-paschere.fr www.yoga-pants.net.co www.bottegaveneta-bagsoutlet.com www.beatsbydre.com.co www.cheapmichaelkors.us.org www.giuseppezanotti.com.co www.michael--kors.us.com www.guccihandbags.net.co www.nikemercurial.in.net www.valentino-shoesoutlet.us.com www.ralphs-lauren.co.uk www.gucci-taschen-outlet.de www.michaelkorsoutlet.ar.com www.mkoutletonline.us.com www.nike-roshe-run.de www.ray-banocchiali.it www.tomsoutletonline.net www.tocoachoutlet.com www.lululemoncanada.ca www.uggboots.com.de www.adidas-superstar.nl www.hollisteronlineshop.com.de www.nikeair-max.es www.adidas.org.es www.chiflatiron.net.co www.pandora-charms.org.uk www.thomas-sabo.com.de www.tommy-hilfiger.co.nl www.nikeshoesoutlet.org.uk www.coach-factoryyoutletonline.net www.hermesbags.jp.net nike.shoesoutlet.us.com www.salvatoreferragamo.in.net www.ralph-laurenoutlet.ca www.horloges-rolex.nl www.cheapoakley-sunglasses.in.net www.truereligion-outlet.us.org www.michael-kors-taschen.com.de


20 ABR 10h53
BTNWhUTbZbZ9

Furrealz? That's maesvlourly good to know.


20 ABR 22h34
nMCfomxp

Always the best content from these proigdious writers.


21 ABR 13h42
EbpQxTsyy7

Such an imspresive answer! You've beaten us all with that! http://itubkmeef.com [url=http://xzjbawut.com]xzjbawut[/url] [link=http://jiuwefroiir.com]jiuwefroiir[/link]


21 ABR 20h43
h0zxXPUvz

Kudos to you! I hadn't thoghut of that!


04 MAI 17h11
Paulo

Entrevista sensacional. Show mano....
Nossa profissão está cada vez mais relevante e importante e você coloca voz para o público conhecer....
Parabéns




Deixe seu Comentário

  • Teu Nome:
  • Teu e-mail:
  • Site/blog ou twitter:
  • Pode falar:
  • CAPTCHA Image
    Recarregar imagem



    Informe o código acima:

 

  • Newsletter Receba as atualizações no seu email

  • Newsletter Compartilhe

    Facebook Twitter Youtube Flickr
Acesse o antigo blog do
BAIXO NATURAL
Quem Fez? Foi a Bredi

Copyright © 2011 Baixo Natural. Todos os direitos reservados - De Andrade Corporation