Artigos

Mais Artigos


Veja Todos

Inicial Artigos TOCAR BEM É O SUFICIENTE?


TOCAR BEM É O SUFICIENTE?

Por Ariel Andrade

Salve Salve galera dos graves!! Hoje vim aqui escrever sobre uma coisa que está na minha cabeça há alguns anos e certamente deve estar na cabeça de muitos de vocês também - Tocar bem é suficiente? Bom, antes vamos fazer uma volta rápida ao passado. Já houve um tempo na música mundial onde ter um instrumento já era o suficiente para a pessoa se auto-intitular músico e "tirando um troco" manter sua vida esua família; Em seguida, já foi necessário um algo mais - Tocar bem o instrumento. Leitura? Teoria? Nada! Bastava tocar bem que a carreira estava garantida com certa tranquilidade (se a pessoa não fosse uma daquelas que desperdiçava o próprio talento com drogas e afins).

Logo essa etapa também foi deixada pra trás, neste momento da história já era exigido do músico um profundo conhecimento teórico aliado à todas as demais características exigidas outrora para que o músico pudesse ter uma chance no mercado de trabalho. Entendam que estamos falando aqui de músicos e não de artistas tão somente. Ocorre que com a globalização e a digitalização da vida isso TUDO já não é mais suficiente. Vivemos uma época em que exige-se no mundo da música aquilo que eu chamo de Musician 2.1 (Músico 2.1). E o que seria exatamente isso? Este é um tema cheio de vertentes e aspectos particulares que trarei em outros artigos e vídeos do Baixonatural. Porém, de forma resumida, é a exigência de um profissional completo e totalmente dedicado a sua carreira em cima do palco ou fora dele.

Hoje além de tocar bem, de ler música, de possuir um bom equipamento de trabalho exige-se do músico aquilo que outrora era delegado à outros profissionais como produtores, profissionais de imprensa etc. É necessário que o músico cuide de sua imagem, trabalhe fortemente suas redes sociais, produza seu próprio material e estratégia de divulgação, possua no mínimo uma mostra de seu trabalho nos serviços de streaming etc. A lista poderia continuar por muitas e muitas páginas, porém oportunidades não faltarão. Observe que exemplos não faltam de músicos super talentosos que simplesmente não conseguem uma constância de trabalho e acabam inclusive optando por abandonar o seu dom. é certo que vivemos em um país que não valoriza a arte e não possibilita diversas oportunidades de crescimento da profissão, porém destaco que esse cenário é hoje o cenário atual em nível mundial.

Portanto se você passa o dia investindo apenas em "malhar o instrumento" talvez fosse a hora apropriada para rever sua estratégia de carreira para poder ao menos ter uma chance de sobrevivencia neste tão concorrido mercado de trabalho. Por fim, fique tranquilo que nós do Baixonatural abordaremos com profundidade passo a passo este tema de modo a dar o upgrade necessário a você nosso leitor. Nos vemos no próximo artigo!

 

Curtiu?? Compartilhe e junte-se a nós no InstagramFacebook e Twitter.


Comentários

Não há comentários no momento, aproveite e seja o primeiro a comentar.



Deixe seu Comentário

  • Teu Nome:
  • Teu e-mail:
  • Site/blog ou twitter:
  • Pode falar:
  • CAPTCHA Image
    Recarregar imagem



    Informe o código acima:

 

  • Newsletter Receba as atualizações no seu email

  • Newsletter Compartilhe

    Facebook Twitter Youtube Flickr
Acesse o antigo blog do
BAIXO NATURAL
Quem Fez? Foi a Bredi

Copyright © 2011 Baixo Natural. Todos os direitos reservados - De Andrade Corporation